Trabalhos diferentes em um estaleiro e indústria de construção naval
A construção de navios é um processo de engenharia complexo. A razão por trás disso é que o processo de construção naval é um conglomerado de insumos de profissionais que abrangem uma ampla gama de especialização.
No entanto, ao longo dos anos, com o início da era tecnológica, a pesquisa neste setor levou ao desenvolvimento de ajudas processuais que trouxeram muita clareza técnica e gerencial no processo de projeto, aprovação do projeto e construção de navios. Isso ajudou a projetar, planejar e construir muitos navios notáveis . Mas a chave para a utilização adequada desses recursos tecnológicos é a adequação em quantidade e qualidade de mão de obra qualificada.
Com a ajuda das pessoas certas que trabalham no estaleiro, a construção de navios torna-se um processo muito confiável. Uma opção de carreira no estaleiro é muito original. Além disso, uma vez que o processo de construção naval é constantemente alterado e atualizado, a carreira oferece muitas oportunidades de aprendizagem.
Algumas das muitas opções de carreira em um estaleiro podem ser elaboradas da seguinte forma:
Soldadores : Os soldadores são uma das partes mais importantes da força de trabalho qualificada em um pátio. Estudos também mostraram como a qualidade dos soldadores em um estaleiro teria uma contribuição para o tempo de ciclo dos projetos realizados pelo estaleiro. Não só isso, eles também desempenham um papel importante na qualidade das estruturas produzidas no quintal.
Os soldadores são os responsáveis pela soldagem de todas as estruturas metálicas que compõem o navio, que incluem as chapas do casco, estruturas, vigas, tanques, fundações, tubulações, etc. A maioria dos estaleiros possui escolas de treinamento de soldagem em suas instalações. Essas escolas realizam extensos programas de treinamento de soldagem para soldadores que desejam ser certificados para o estaleiro. Eles são treinados em teoria e trabalho para todos os tipos de soldagem que seriam usados pelo estaleiro (geralmente, soldagem a arco, solda MIG, soldagem TIG, etc. )
Após a conclusão do período de treinamento, cada soldador é testado e a qualidade de suas soldas é examinada por métodos de testes não destrutivos. Apenas aqueles sem defeitos de solda são recrutados como soldadores no estaleiro.
Um procedimento similar de indução é seguido para soldadores.
No entanto, como a soldagem é uma tarefa secundária em todo o fluxo de trabalho, a maioria dos trabalhos de soldagem é passada para os subcontratados.
Fabricantes Estruturais: A maioria da força de trabalho nos estaleiros de construção naval é composta por fabricantes de estruturas. Eles confiam em desenhos técnicos para fabricar todas as estruturas que fazem parte do casco do navio-farol. As duas habilidades mais importantes necessárias para os fabricantes estruturais são a leitura de desenhos de engenharia e a fabricação de trabalhos em metal. Após a fabricação de cada estrutura, eles também instalam o mesmo no casco. A maioria dos estaleiros navais recruta fabricantes depois de concluírem um programa de aprendizagem certificado, juntamente com um curso teórico relacionado. Alguns estaleiros separam os fabricantes estruturais de uma categoria especializada de ‘Ajustadores Estruturais’. A única diferença nestes casos é que os instaladores estruturais são especializados para a instalação de estruturas usinadas no casco do navio, o que requer técnicas de engenharia mais avançadas.
Canalizadores: Os canalizadores são importantes porque os acessórios de água e o abastecimento num navio têm que ser perfeitos. O aspecto da tubulação em navios envolve a máxima atenção para a capacidade de ler e entender desenhos de layout de tubulação isométrica e desenhos de tubulação e instrumentação (P & IDs). Encanadores são operários que são especializados na instalação de todos os dutos dentro de um navio, juntamente com todos os tipos de acessórios para tubos, como válvulas, flanges,Um conhecimento decente sobre os diferentes tipos de válvulas, identificação de cada tipo de válvula fisicamente e em um desenho através de seus símbolos P & ID é um pré-requisito. Em todos os estaleiros modernos, os canalizadores só são absorvidos depois de passarem por um programa de estágio certificado no estaleiro, após o que, para um exame final, são testados os seus conhecimentos teóricos e práticos.
Eletricistas: Os eletricistas são responsáveis pela instalação de todos os cabos elétricos a bordo do navio, com base nos planos de roteamento de cabos. Eles também instalam todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, equipamentos de navegação na ponte e radar, iluminação, painéis de controle, painéis principais da sala de controle elétrico, etc. Os eletricistas devem estar aptos a ler desenhos de posicionamento de equipamentos e, mais importante, desenhos finais de equipamentos que representam onde os cabos são conectados ao equipamento). A identificação adequada das cores é um pré-requisito necessário, que restringe as pessoas com daltonismo a partir desse perfil de trabalho. Eletricistas também são empregados no departamento de manutenção de estaleiros.
Carpinteiros: Embora a construção naval tenha avançado desde os tempos em que a madeira era usada para construir navios, os carpinteiros são obrigados a fazer parte do estaleiro. Eles ainda têm um papel importante a desempenhar, pelo menos, no que diz respeito aos estaleiros indianos. Em estaleiros onde a flexão hidráulica de chapas não é equipada com verificações dimensionais de laser 3D, o departamento de carpintaria prepara moldes de madeira para o casco do navio, que são usados para dobrar chapas retas até a geometria desejada. Eles também preparam modelos para tubos de mar (que são seções cônicas usadas em qualquer abertura do casco). Outra grande contribuição dos carpinteiros para a construção naval é a construção de blocos de docas e blocos de quilha, que são estruturas importantes necessárias para a docagem a seco e o lançamento de navios a partir de pistas de rolamento.
Riggers: Riggers executam todo o trabalho de rigging dentro de um estaleiro de construção naval. O escopo de seu trabalho varia de levantamento e deslocamento de estruturas pesadas, andaimes e movimentação de estruturas de peso moderado dentro do estaleiro. Eles também são treinados para operar vários tipos de guindastes que são empregados no pátio, e sua certificação é renovada a cada ano. O uso de símbolos manuais para se comunicar entre si e com o operador de guindaste durante as operações de elevação e deslocamento em condições de alto ruído é uma parte importante de seu programa de treinamento. Riggers também passam por um programa de aprendizado certificado antes de serem absorvidos como empregados no estaleiro.
Inspetores de controle de qualidade: Mais comumente chamados de inspetores de controle de qualidade , eles são uma das pessoas mais qualificadas entre a força de trabalho em um estaleiro, e tais papéis são normalmente dados àqueles com experiência suficiente em construção naval. Eles são responsáveis por realizar testes não destrutivos em juntas de solda e realizar inspeções de controle dimensional de todas as principais estruturas após sua instalação. Os desenhos de projeto são usados como referência para verificações de dimensões, o que torna necessário que eles sejam bem versados na leitura de desenhos de produção complexos.
Supervisores: Como o nome sugere, os supervisores de construção estão encarregados de todo o processo de construção do navio no estaleiro. No entanto, isso não significa que um supervisor cuide do processo completo de construção naval. Cada departamento de nível de oficina teria um supervisor próprio. Por exemplo, um supervisor de casco cuidaria de todos os aspectos do equipamento estrutural do navio.
Se houver vários navios sendo construídos pelo pátio ao mesmo tempo, haveria vários supervisores de casco. Em estaleiros maiores construindo naves maiores em blocos, cada bloco recebe um supervisor de casco separado. Da mesma forma, há supervisores para cada departamento, por exemplo, supervisor de tubulação, supervisor de equipamentos elétricos, supervisor de equipamentos, supervisor de manutenção, supervisor de docas secas, etc. Geralmente, os mais qualificados e experientes entre fabricantes, montadores, eletricistas. Pesquisadores Marítimos: Embora não sejam empregados diretamente em estaleiros, eles desempenham um papel fundamental em todo o processo de construção de navios. O proprietário do navio contrata uma sociedade de classificação para certificar o projeto e a construção do navio. A sociedade classificadora, por sua vez, nomeia uma equipe de pesquisadores cadastrados no estaleiro e é responsável pela certificação de todas as etapas da construção, incluindo todas as juntas de solda. Eles se referem aos desenhos de produção aprovados para garantir que as dimensões sejam conforme o design. A carreira de um agrimensor é lucrativa com a experiência, e uma das vantagens mais importantes dessa carreira é a exposição às mais recentes tecnologias de construção naval. Engenheiros (mecânicos, elétricos, civis) e arquitetos navais são recrutados como topógrafos marinhos pelas sociedades classificadoras.
Engenheiros: A construção naval, por ser tão complexa por natureza, exige o envolvimento de engenheiros de uma ampla gama de áreas. Por exemplo, engenheiros mecânicos realizam toda a fabricação estrutural, equipando e soldando em um navio. Engenheiros elétricos são responsáveis pela aquisição e instalação de equipamentos elétricos e cabos elétricos e painéis. O equipamento de navegação, sua fiação e instalação é uma operação realizada em conjunto sob a supervisão de engenheiros elétricos e eletrônicos.
Os principais estaleiros agora empregam engenheiros de tubulação para realizar especificamente todo o trabalho relacionado à fabricação e instalação de tubulações e conexões de tubos em um navio. No entanto, alguns trabalhos como a instalação de grandes máquinas (motor diesel principal, motor auxiliar, hélices, eixos, etc.) são realizados sob a supervisão de engenheiros de várias áreas de especialização. Um diploma de graduação em engenharia é uma necessidade para este perfil.
Arquitetos Navais ou Designers: Arquitetos navais desempenham um papel importante na indústria de construção naval. Nos estaleiros, eles são os principais responsáveis pelo projeto do navio, que inclui o conceito de design, cálculos de estabilidade, estimativas de resistência, preparação do modelo de produção em 3D e desenhos de produção em 2D. Além disso, eles também realizam cálculos de experimentos de inclinação, preparam planos de atracação e desatracação, realizam cálculos de atracação sempre que um navio deve ser alojado no pátio. Arquitetos navais são os únicos responsáveis pelos cálculos de lançamento que são realizados com muito cuidado antes do lançamento do navio. A precisão desses cálculos ditaria a segurança do navio durante o lançamento, que é uma das operações mais críticas realizadas por um estaleiro. Eles geralmente atingem os mais altos níveis de hierarquia executiva em uma empresa de construção naval,
Engenheiros, agrimensores e arquitetos navais trabalham em perfis de cargos executivos, enquanto fabricantes, encanadores, eletricistas, etc., são cargos de sub-pessoal ou de nível de loja, basicamente se entregando a empregos que exigem mão-de-obra qualificada. As qualificações para diferentes opções de carreira no estaleiro dependem da natureza do trabalho. Para trabalhos qualificados e servis como o do carpinteiro, encanador e soldador, basta que o indivíduo tenha um diploma do ensino médio, juntamente com o número especificado de anos de experiência. Para outros trabalhos como o do engenheiro e arquiteto , existem programas universitários especializados para os quais uma pessoa precisa se inscrever. Trabalhar em um estaleiro não é fácil. O trabalho requer longas horas por causa da natureza do lugar. O pagamento depende dos níveis de experiência, juntamente com a natureza do trabalho. É por isso que se torna importante para uma pessoa pensar com muito cuidado antes de decidir ir para uma carreira no estaleiro. Somente depois de conhecer todos esses aspectos, uma pessoa deve entrar na profissão de construção naval difícil, mas interessante.
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