Solda a Fricção

A solda por fricção (ou FSW) foi desenvolvida e patenteada pelo TWI (The Welding Institute) em 1991. Desde então, inúmeras indústrias usam essa técnica de soldagem devido as suas características únicas.

A junção dos materiais consiste no processo de soldagem por contato, que para a fundição, usa o calor gerado pela fricção. Essa técnica de junção não usa nenhum material de consumo no processo.

Uma das principais vantagens de usar a solda por fricção é a melhoria da estética que as peças acabadas têm, quando comparadas com outros métodos de soldagem.

Soldagem

Para a solda, é necessária uma ferramenta especialmente projetada para girar em altas velocidades sobre as costuras que precisam ser soldadas. Esse equipamento possui duas partes, uma parte cilíndrica chamada ressalto que gira na costura e um pino perfilado que se estende desde o ressalto.

No início da soldagem, a ferramenta perfura os dois materiais até que o ressalto entre em contato com ambos, gerando calor. Após atingir uma determinada temperatura, ela se move pela costura. O calor faz com que os metais se tornem maleáveis e se fundam uns nos outros, criando uma solda contínua.


Vantagens:

  • A solda acabada é perfeita e estética;

  • Ele pode soldar ligas não soldáveis, como as de alumínio 2xxx e 7xxx;

  • Processo totalmente automatizado;

  • Nenhuma forma de fluxo ou agente de proteção é necessária;

  • Baixas temperaturas de pico evitam o encolhimento e a porosidade das rachaduras.

Aplicações em indústrias:

  • Aeroespacial: tanques de combustível de alumínio usados ​​em naves espaciais para armazenar oxigênio criogênico;

  • Automotiva: na indústria automotiva o alumínio se tornou o material ideal para a preparação de chassis de automóveis. Por isso, é um dos principais adotantes da tecnologia FSW;

  • Ferroviária: a soldagem por fricção encontra seu uso em perfis ocos e extrusões de reforço em T para a fabricação de trens de alta velocidade;

  • Naval: o FSW foi usado pela primeira vez para soldar painéis de alumínio ocos para barcos de pesca. Hoje, essa técnica de soldagem é comum na soldagem de painéis de congelador de alumínio usados ​​no corpo e casco dos navios.




Referências


Conteúdo e imagem: https://engenhariae.com.br/tecnologia/soldagem-por-friccao-por-atrito-principio-beneficios-e-aplicacoes

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